Professores Certificados no Brasil (Formadores de Professores de Yoga)

Jorge Luís Knak e Maria Nazaré Cavalcanti

São alunos de Kausthub Desikachar. Sua formação foi realizada em Chennai (Índia) com Kausthub e seu pai, TKV Desikachar. Jorge e Nazaré passam pelo menos um mês por ano em Chennai para aprofundar seus estudos, mantendo contato contínuo com seus professores.
Atualmente, são os únicos professores do Brasil autorizados pela KHYF (Krishnamacharya Healing and Yoga Foundation - Índia) a oferecer curso de formação de professores nesta tradição.
O principal foco do seu trabalho é o ensino de yoga com o acompanhamento individual de cada aluno, onde buscam ensinar respeitando as necessidades e características de cada um, seja a nível físico, emocional ou espiritual. Têm sido convidados a dar palestras em várias instituições públicas e privadas a respeito de autoconhecimento, psicologia do yoga, yogasutra, canto védico, meditação e outros temas relacionados. Coordenam o Anjali Yoga em Porto Alegre, onde oferecem formação de professores através de um curso de dois anos e meio de duração com a colaboração de vários profissionais da área da saúde.

Além de suas atividades no Brasil, participaram como professores convidados em eventos internacionais de yoga em San Francisco (Estados Unidos), Sydney (Austrália) e Salzburg (Áustria).


KHYF

Nascido na Índia, Tirumalai Krishnamacharya (1888-1989) é considerado o avô do Yoga da nossa geração. Seus ensinamentos se tornaram muito populares através de alguns de seus alunos, especialmente Indra Devi, TKV Desikachar, BKS Iyengar e Pattabhi Jois.
Yogue, terapeuta, erudito nos Vedas, expert nas diferentes escolas de pensamento indianas (yoga, samkhya, mimamsa, vedanta, vaisheshika, nyaya), autor, T. Krishnamacharya é, em outras palavras, uma lenda. Seu conhecimento de Yoga era tão extenso que ele ensinava cada indivíduo de maneira diferente. Assim, cada um de seus alunos via nele um professor diferente. Recusando-se a padronizar a prática e a metodologia de ensino, ele criou uma compreensão de Yoga relevante para um largo espectro de alunos. O seu foco estava na adaptação e aplicação da antiga disciplina do yoga aos estilos de vida contemporâneos, enriquecendo assim a saúde, longevidade e a qualidade de vida de cada praticante.
Em 1928, quando Tirumalai Krishnamacharya deixou os Himalaias depois de um longo aprendizado de oito anos com seu professor, Yoga era uma prática quase extinta, praticada por um pequeno número de ascetas que viviam à margem da sociedade. Mas essa situação estava prestes a mudar. Pelos sessenta e um anos que se seguiram, Krishnamacharya compartilhou seu conhecimento de Yoga como disciplina holística de cura e transformação com milhares de pessoas em seu próprio país e com muitas outras que vieram da América do Norte e da Europa. Ele começou uma revolução silenciosa, que revitalizou o Yoga na época atual e produziu alguns dos mais influentes mestres de Yoga da atualidade.

KHYF

Preservando os ensinamentos

Fundada por TKV Desikachar, junto com seu filho e aluno Kausthub Desikachar, a Krishnamacharya Healing and Yoga Foundation (KHYF) é uma organização comprometida com a difusão dos ensinamentos holísticos de Yoga daquele que é considerado o maior yogi da era moderna - Tirumalai Krishnamacharya.

Filho de Krishnamacharya e tendo sido seu aluno por três décadas, TKV Desikachar é há muito tempo o detentor e sustentador da linhagem de preciosos ensinamentos de seu pai.

Através do Krishnamacharya Yoga Mandiram, instituição que ele fundou em 1976, Desikachar demonstrou o profundo valor dos ensinamentos de yoga de Krishnamacharya nas áreas de saúde, cura, espiritualidade e ação social. Hoje em dia, o KYM se tornou um centro de referência não só para milhares de pessoas do mundo inteiro que buscam recuperar sua saúde através do Yoga, mas também para estudantes sérios, que querem conhecer o Yoga em toda a sua profundidade.

O Propósito

Agora chegou o momento de dar um passo adiante. Foi com essa intenção, e com os seguintes objetivos, que a KHYF foi fundada:

-Ser uma organização capaz de acolher e interligar todos os professores e alunos certificados que estudam e ensinam dentro da tradição holística de T. Krishnamacharya.
-Desenvolver um currículo comum, com os mais elevados padrões de exigência, que formará a base educacional dos programas de treinamento da KHYF.
-Promover e dar suporte a uma rede altamente habilitada e interativa de Professores de Yoga e Yoga Terapeutas certificados.
-Colaborar com profissionais de saúde de outras áreas, assim como desenvolver e implementar novos paradigmas de saúde e bem estar.
-Produzir e compartilhar com o público recursos educacionais, incluindo um banco de dados, com acesso simples on-line, para alocar os professores que ensinam na tradição de Krishnamacharya.
-Assegurar os mais elevados padrões de excelência na formação, oferecer suporte ao conjunto de sérios e qualificados Professores e Yoga Terapeutas, bem como tornar fácil para o público o acesso a esses professores.
-Como parte do programa da KHYF, o aluno deverá seguir não só um curso de estudos intensivo e completo, mas também manter relacionamento com um professor, que será seu mentor, realizar renovações periódicas de sua licença em cada nível e se comprometer solidamente a dar continuidade à sua educação.
-No momento, o programa de formação para Professores de Yoga e para Yoga Terapeutas da KHYF é o único no mundo com essas características. O que torna o Programa de Formação da KHYF ainda mais especial é que ele está baseado em toda a experiência educacional, clínica e de pesquisa do Krishnamacharya Yoga Mandiram.

O Antigo Volta a Ser Novo - Yoga Terapia

Yoga terapia vem sendo promovida por muitos profissionais de Yoga, também em livros e revistas especializadas, como a "onda" do futuro. Mas Yoga Cikitsa (ou Yoga terapia) não é um novo estilo ou um ramo diferente do Yoga: é Yoga, apenas. Yoga é e sempre foi uma disciplina holística de cura.

Krishnamacharya foi o único mestre na era moderna que recebeu treinamento completo na arte do Yoga Cikitsa. Ajudar as pessoas a recuperar a saúde através do Yoga foi sua missão de vida e ele se devotou a essa missão por 70 anos. Seu trabalho é hoje sustentado através dos esforços de seu filho, TKV Desikachar e do Krishnamacharya Yoga Mandiram, um renomado centro onde se pratica Yogaterapia e pesquisa há mais de 30 anos. Se Yogaterapia é o futuro do Yoga, então esse futuro já está aqui há muito tempo, apenas esperando que estejamos prontos para aprender. O legado de Krisnhamacharya - e o nosso legado como alunos e professores - não é um novo estilo de Yoga, mas o Yoga de sempre - do passado, do presente e do futuro.


Níveis de Certificação fornecidos pelo KHYF

A Krishnamacharya Healing and Yoga Foundation aspira oferecer aos alunos e professores de Yoga a mais alta qualidade de treinamento e educação em Yoga.
Com esse objetivo, a KHYF concebeu e planejou quatro níveis de certificação:

- Professor de Yoga;
- Formador de Professores de Yoga;
- Yoga Terapeuta;
- Formador de Yoga Terapeutas.

Cada uma dessas certificações é cuidadosamente estabelecida sob orientação de TKV Desikachar e será implementada com o propósito de implementar uma educação de qualidade a todos os alunos em formação. Os programas são desenhados para apresentar o Yoga na sua forma holística e preparar os alunos para o uso do vasto campo de ferramentas do Yoga para que sirvam às necessidades dos que buscam yoga.

Todos os cursos serão conduzidos por professores certificados pela própria KHYF. Considerando que Yoga se refere a evolução pessoal e espiritual, certos princípios básicos, éticos e morais, devem ser mantidos e seguidos.

Atualmente a KHYF e o KYM (Krishnamacharya Yoga Mandiram) são as únicas instituições que oferecem todos os quatro níveis de certificação. Porém, professores certificados para dar formação oferecerão treinamento que auxiliarão os alunos a se tornarem Professores ou Yoga Terapeutas certificados. A lista de professores certificados pode ser facilmente acessada no site da KHYF (Find a Teacher).


Certificação de Professor de Yoga

Um professor com a certificação de professor de Yoga da KHYF está habilitado a dar aulas em grupo e aulas individuais em geral (não terapêutica). A formação inclui treinamento completo em Yoga para prática pessoal e saúde em geral, assim como uma introduç